
Em homenagem ao dia do motorista, comemorado no dia 25 de julho, vamos compartilhar algumas histórias inspiradoras para homenagear esses profissionais tão importantes para o transporte coletivo em Manaus. Por trás de cada motorista há uma trajetória de superação, garra, dedicação, mas principalmente muito amor pelo que faz.
ALLAN CORTINHAS BRITO – VEGA MANAUS
Allan Cortinhas Brito, de 32 anos, iniciou na Vega Manaus como agente de portaria, e após diversos cursos e treinamentos promovidos pela empresa, passou a ser motorista urbano nas linhas regulares e no Projeto Transporta.
RENATO LOPES DE LIMA – AÇAÍ TRANSPORTE
motorista Renato Lopes de Lima, de 49 anos, que atua há 29 anos no sistema de transporte coletivo, sendo 13 anos na empresa Açaí Transportes. Ele começou a carreira como cobrador e passou por diversas funções até se tornar motorista.
ISMAEL ROSA – EXPRESSO COROADO
Conhecido carinhosamente como Rosinha, Ismael Rosa teve a ideia de levar alegria para a população e para as crianças no natal e, em 2015, procurou a gerência da empresa que prontamente comprou a ideia e colocou em prática. Desde lá, todo ano ele realiza essa ação, mas não parou por aí. Além do ônibus-trenó, ele se fantasia de palhaço no dia das crianças e promove muita diversão dentro do coletivo. Agora, ele está presente nas datas comemorativas como carnaval, dia das mães, páscoa, ano novo e já até enfeitou o ônibus com o tema Copa do Mundo.
SUZY ELIZA ALMEIDA – VIAÇÃO SÃO PEDRO
A motorista Suzy Almeida ingressou na empresa como cobradora em 2008 e, após 3 anos, entrou no projeto “Escolinha” que prepara colaboradores para se tornarem motoristas. Em seguida, passou a ser manobrista, mas por sempre estar enxergando além, Eliza realizou vários cursos e conseguiu alcançar seu maior sonho: ser promovida para motorista.
FÁBIO SILVA DE ARAÚJO – AUTO ÔNIBUS LÍDER
Fábio Silva de Araújo, de 31 anos, desde pequeno tomou gosto pela profissão ao crescer vendo o seu pai que hoje é motorista aposentado da antiga empresa Cidade de Manaus. Em 2016, foi admitido na empresa Líder como cobrador, e poucos meses depois tirou a habilitação na categoria D e se inscreveu na escolinha de treinamento interno para capacitação de motorista da empresa. Em seguida passou a ser manobrista e, após testes, tornou-se, em 2018, motorista de linha regular estando desde então entre os melhores profissionais na categoria operacional da empresa.
SILVIO CELESTINO CORREA – GRUPO EUCATUR
Silvio Correa, de 41 anos, é nosso outro personagem da história inspiradora de hoje que começou há 17 anos quando ele iniciou sua trajetória na empresa como lavador de carros. Após muito estudo e dedicação, fazendo vários cursos e treinamentos, ele aproveitou todas a oportunidades que a empresa e a vida lhe ofereceram e passou a atuar como motorista urbano.
JOÃO LINO FERREIRA – VIA VERDE
A paixão de João Lino pela profissão começou desde pequeno quando ele ainda morava na sua cidade natal, Fortaleza. Aos 09 anos veio para Manaus e sonhou que dirigia um ônibus. Desde lá, já sabia qual profissão iria seguir. Os anos se passaram e aos 23 anos começou a trabalhar em uma empresa do transporte coletivo e ao longo de 20 anos passou por diversas funções como lavador, zelador, manobrista até realizar o seu sonho de criança que era se tornar motorista. Há 13 anos ele trabalha na Via Verde, onde zela pelo nome da empresa e pela profissão que carrega com muita dedicação.