Pagamento de Tarifa de Ônibus com Cartões de Débito e Crédito nos Terminais e Estações de Manaus


Os usuários do transporte coletivo em Manaus agora têm uma nova forma de pagar a passagem de ônibus. É possível utilizar cartões de crédito ou débito à vista em todos os terminais e estações da capital. O novo sistema, denominado “PagaFácil”, foi lançado pela Prefeitura de Manaus, através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e aceita pagamentos com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo, sendo válido para a compra da passagem integral no valor de R$ 4,50.

A implementação do “PagaFácil” permite que os passageiros utilizem não apenas cartões de crédito, débito e pré-pago, mas também smartphones e smartwatches com a tecnologia NFC, proporcionando praticidade e agilidade. Cada usuário poderá pagar uma passagem por catraca.

Atualmente, cerca de 140 mil passageiros utilizam diariamente os terminais de integração e estações de transferência de Manaus. O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, destacou a inovação do novo serviço: “Temos buscado, por determinação do prefeito David Almeida, parâmetros para a melhoria do transporte, principalmente na questão tecnológica. Nosso objetivo é que todos tenham acesso ao ônibus de forma muito fácil. Então, esse sistema de pagamento por meio de cartão (de crédito) ou débito permite que qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha o cartão PassaFácil, entre no terminal usando esta nova modalidade de pagamento”.

O “PagaFácil” funciona por aproximação, sem contato (contactless) e sem a necessidade de digitar senha. Para utilizar esta nova opção, o usuário deve possuir um cartão de débito ou crédito com a tecnologia por aproximação (NFC) ativada junto ao banco. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.