
A integração temporal é uma opção adicional ao sistema integrado existente, por meio da qual o usuário pode trocar de ônibus, sem pagar uma nova passagem, fora de um terminal de integração, desde que passe na catraca do ônibus seguinte, dentro de um determinado período de tempo. O modelo utilizado em Manaus agrega os conceitos de integração espacial e integração temporal com tempo variável e renovável.
A opção da integração temporal está associada ao débito de créditos eletrônicos armazenados em cartões inteligentes (smart cards). Assim, os usuários que possuem o “cartão vale-transporte, estudante e cidadão”, desde que contendo saldo de créditos eletrônicos, poderão se beneficiar da integração temporal.
Ao passar na catraca do primeiro ônibus, o usuário apresentará seu cartão ao validador. Não existindo saldo, o cartão eletrônico vale-transporte, cidadão e estudante serão recusados, devendo o usuário pagar sua passagem em espécie. Nesse caso, não haverá gravação de informações no cartão. Existindo saldo, será debitado o valor de uma passagem no cartão vale-transporte e cidadão eletrônico ou o valor da meia passagem no cartão estudante. Após o débito, o validador gravará no cartão dados referentes à data, hora, linha, sentido e tempo de integração de duas horas.
O usuário desce na parada onde pretende embarcar em outro ônibus de outra linha e, ao entrar no segundo ônibus, o usuário apresentará seu cartão ao validador, o qual verificará se há informações gravadas no cartão referente à integração temporal. Existindo tais informações, o validador irá conferir se a linha e sentido desse segundo ônibus pode integrar com a linha e o sentido do primeiro ônibus, tomando por base a matriz de integração, aparecerá o nome “integra’ e a catraca será liberada sem ser debitada uma nova passagem.
Se o tempo de integração não tiver sido consumido, o validador não debitará nenhum valor do cartão e gravará novos dados referentes à data, hora, linha, sentido e tempo de integração. Vale destacar que o tempo para fazer a integração temporal será de duas horas, a partir do primeiro ônibus.
Texto e Imagem: Prefeitura de Manaus/SEMCOM